terça-feira, 3 de setembro de 2013

A2VOZES SELMO VASCONCELOS ENTRE_VISTA EDVALDO ROSA

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

EDVALDO ROSA - ENTREVISTA Nº 269 BY SELMO VASCONCELLOS

BIOGRAFIA

Eu sou um poeta saindo das primeiras letras, embora venha participando de várias atividades poéticas, tanto na net quanto fora dela!

Dentro da net tenho presença em vários sites de poesias e grupos, em cirandas, duetos, etc.

Mantenho um site de poesias, para o qual convido a todos para que façam uma visita no seguinte link:

www.sacpaixao.net

Mantenho um grupo de poesias no Yahoo Grupos no seguinte link:

http://br.groups.yahoo.com/group/Sac_Paixao_Poesias

Comecei a publicar minhas poesias em jornais e revistas de circulação interna nas empresas que trabalhei destacando-se:

- Jornal HZS (hospital Zona sul) em 1983 n° 02, 03

- NV (Noticias Villares) em 1986 n° 15;

Revistas de poesias:

- O Berro (Grupo AJA - Academia Juvenil de Artes, da biblioteca Monteiro Lobato) em 1983/1984 n° 8,10, 13,

Jornal de Poesias:
- O Arte_Fato ano 2 n° 9 setembro de 2005 Editado pelo poeta Santiago Dias.

Tenho participado de antologias poéticas, destacando-se:

- Escritores Brasileiros Editora Crisalis RJ 1985
- Escritores Brasileiros II Editora Crisalis RJ 1985
- Asas e Vôos Editora Guemanisse RJ 2006
- 2° antologia poética da AVBL - Editora AVBL - 2006
- Antologia Escritores Brasileiros e Autores em Língua Portuguesa - RB Editora - 6° Edição 2008
-Antologia Delicatta III – Scortecci Editora, 2008 – Coordenação Luiza Moreira
- Antologia literária Internacional - Dois mil e Esperança
1° Edição - 2009 - Curitiba - PR - Abrali Edições
- Antologia Literária Internacional - Pangeia, A Literatura unindo continentes - 2009 - Curitiba - PR - Abrali Edições
-Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos – Série Safira, Projeto Cultural Delicatta – Coordenada por Luiza Moreira. - Scortecci Editora - 2010
-Coletânea Especial II e III – Antologia Beco dos Poetas – São Paulo - 2010

Livro solo:

Caminhando com as Borboletas - Edição do autor, Edições AVBL - 2009 - Bauru – SP

Lançado no Itaú Cultural e na Bienal do Livro de São Paulo de 2010, pelo Projeto Literário Delicatta, sob a coordenação de Luiza Moreira.

Lançado na Bienal do Livro do Paraná, em outubro de 2010 pela Abrali Edições Internacionais, sob a coordenação de Celso Brasil.

ENTREVISTA

SELMO VASCONCELLOS - Quais as suas outras atividades, além de escrever?

EDVALDO ROSA - Como profissão e meio de subsistência, trabalho em empresa de transporte em São Paulo, Capital. Onde o contato direto com o publico, possibilita um melhor entendimento da alma humana, que a meu ver deixa-se á mostra em seu comportamento, mesmo nos mais corriqueiros.

SELMO VASCONCELLOS - Como surgiu seu interesse literário?

EDVALDO ROSA - Considero que existem duas etapas em meu processo de amadurecimento em direção á lide literária.
No principio fui acometido pela necessidade de expressar-me e a escrita foi o meio utilizado, mas neste principio embrionário, não considero ter encontrado um valor literário nestes primeiros escritos.
Com o passar do tempo, acrescido de inúmeras leituras, encontros com pessoas ligadas ao meio literário, fui tomando gosto pela expressão de minha individualidade que a escrita propiciou...
Como em vários aspectos da vida, precisamos adquirir competências para desempenhar com propriedade nossas metas venho procurando dar um caráter literário ao que escrevo.
A palavra é um signo, uma ferramenta, que tem um valor próprio, e entendendo isso, procuro fazer uso daquelas que mais que refletir a mim mesmo, digam algo para meus possíveis leitores.
Assim, o interesse literário se estabeleceu.
É um esforço gigantesco para transmitir ás pessoas o fruto de meus pensamentos, de meus sentimentos, que podem ou não ser consoantes com os pensamentos e sentimentos dos meus leitores. Mas, que de qualquer forma é um testemunho de uma vivência e, portanto funcionam como crônicas de um tempo.
Peço permissão para agradecer de público a presença de algumas pessoas que com seu carisma e amizade, constituem um grande incentivo ao meu trabalho e também motivos de alegria por alimentarem o meu interesse literário:

Luiza Moreira, do Projeto Cultural Delicatta, que abriu as portas de duas Bienais de São Paulo, consecutivas, para minhas poesias.

Celso Brasil, que levou o meu livro “Caminhando com as Borboletas” á Bienal do Livro de Curitiba,

Denise Severgnini, do Rio Grande do Sul pelo apoio.

Luli Coutinho, de São Paulo, que me insere em seus projetos literários.

Glória Salles, pela companhia na estrada das letras, com muito respeito e amizade.

E Marilene Taubner, batalhadora incansável pela cultura em Uránia São Paulo.

SELMO VASCONCELLOS - Quantos e quais os seus livros publicados?

EDVALDO ROSA - Pode ser uma lista?

- Escritores Brasileiros Editora Crisalis RJ 1985
- Escritores Brasileiros II Editora Crisalis RJ 1985
- Asas e Vôos Editora Guemanisse RJ 2006
- 2° antologia poética da AVBL - Editora AVBL - 2006
- Antologia Escritores Brasileiros e Autores em Língua Portuguesa - RB Editora - 6° Edição 2008
-Antologia Delicatta III – Scortecci Editora, 2008 – Coordenação Luiza Moreira
- Antologia literária Internacional - Dois mil e Esperança
1° Edição - 2009 - Curitiba - PR - Abrali Edições
- Antologia Literária Internacional - Pangeia, A Literatura unindo continentes - 2009- Curitiba - PR - Abrali Edições
-Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos – Série Safira, Projeto Cultural Delicatta – Coordenada por Luiza Moreira. - Scortecci Editora - 2010
-Coletânea Especial II e III – Antologia Beco dos Poetas – São Paulo - 2010

Livro solo:

Caminhando com as Borboletas - Edição do autor, Edições AVBL - 2009 - Bauru – SP

Lançado no Itaú Cultural e na Bienal do Livro de São Paulo de 2010, pelo Projeto Literário Delicatta, sob a coordenação de Luiza Moreira.

Lançado na Bienal do Livro do Paraná, em outubro de 2010 pela Abrali Edições Internacionais, sob a coordenação de Celso Brasil.

E-books:

Em meu site www.sacpaixao.net , na seção de e-books tenho a participação em 26 e-books diferentes, todos com acesso livre para cópias pelos interessados, sendo o e-book
“Me banho na luz de teu olhar” o meu e-book solo.

SELMO VASCONCELLOS - Qual (is) o(s) impacto(s) que propicia(m) atmosfera(s) capaz (es) de produzir poesia ?

EDVALDO ROSA - Impacto é um termo interessante para definir ou qualificar um instante ou o momento em que a poesia se produz!
Permita-me discorrer sobre a afirmação implícita na pergunta do amigo, que considera a poesia como um produto:
Penso que a poesia é sentida e não propriamente produzida.
O poema sim é produto, pois pode ser estruturado, construído com fins e propósitos, enquanto a poesia é um algo mais que se percebe intimamente ligado com o poema...
O poema seria a meu ver uma flor, a poesia o seu perfume.
Enquanto coisa concreta, poema/rosa, belo ou feio produz empatia ou não, cativa...
Enquanto a poesia é abstrata, multifacetada, plural, consoante ou não com a sua audiência/leitor. A poesia desperta e potencializa sensibilidades adormecidas...
Quando não o faz, denota uma falta de sintonia.
Em síntese, o que me impacta é a vida!
O que me traz uma atmosfera poética é o ser humano em suas diversas dimensões de ser!
A produção poética é antes uma percepção, em principio individual, em dado momento e em dada circunstância.

SELMO VASCONCELLOS - Quais os escritores que você admira?

EDVALDO ROSA - Na poesia encanta-me Castro Alves. No conto, Ligia Fagundes Teles, no romance Cervantes, na filosofia Santo Agostinho.

Na net, permita-me indicar três presenças que apresentam um grande valor literário sob a minha ótica:

Na poesia romântica, Raimundo Palmeira, de Maceió, que traz em seu livro “Maresias” uma interessante abordagem da vida, em poesias.

Na crônica da vida, José Roberto de Assumpção, de Curitiba, que extrai do cotidiano as matérias primas de sua produção literária, em crônicas espetaculares.

Na filosofia, Jacó Filho, que em seu livro “Quinta Colônia” traz uma nova visão sobre a vida e sobre os destinos da humanidade!

E algumas presenças femininas, dentro da net, com uma poética admirável:

Luli Coutinho em www.lulicoutinho.com São Paulo

Marilene Taubner com seu livro “Sabor Pitanga” – Urânia – São Paulo

Glória Sales e sua poética em http://poetisagloriasalles.blogspot.com
E Denise Severgnini em http://www.denisesevergnini.recantodasletras.com.br
- SP

SELMO VASCONCELLOS - Qual mensagem de incentivo você daria para os novos poetas?

EDVALDO ROSA - Em principio não posso deixar de frisar as dificuldades que cada autor novo irá encontrar em seu caminho, mas é preciso que não esmoreçam e não desistam.
Por encarar a lide de escriba um dom, penso que não podemos desperdiçá-lo, mas sim, fortificá-lo, exercitando, escrevendo muito. Devemos procurar sempre aprimorar os diversos aspectos da escrita duma forma que atenda ás nossas necessidades individuais sem prejuízo de entendimento das outras pessoas, que são o alvo primordial do escritor.
Estar sempre antenado com a realidade que nos cerca, para entendê-la e assim expô-la sob os nossos pontos de vista.
Fazer um trabalho sério e comprometido, procurando disseminar valores positivos e que imponham aos leitores uma busca por engrandecimento.
Mesmo em se abordando aspectos negativos em nossa sociedade ou em nossos comportamentos nunca deixar de assinalar possíveis pontos para melhorias...
Ouvir mais, falar de menos, pois a opinião dos outros pode trazer em si algum progresso para nossa atividade.
Mas quando falar ou escrever, acreditar no que se esta a expor!
Nunca temer dar a cara a tapas!
As recompensas materiais e monetárias talvez demorem muito para serem alcançadas, mas eu creio que nós que escrevemos somos muito importantes no sentido de que estamos criando e recriando, colaborando com a formação da consciência coletiva da humanidade.
Em outras palavras, somos responsáveis pela emancipação da raça humana de suas correntes de atraso e escravidão, subserviência á valores menores...
Cada novo autor é uma esperança de renovação e progressos!
Se os caminhos da escrita parecer difícil de trilhar, quase impossível, por falta de apoio e de audiência, não devemos nunca esmorecer e nem desistir, se escrever for a nossa verdade, como o Padre Vieira em um de seus sermões, procuremos os peixes... Em algum lugar e em algum tempo eles estarão a nos ler, a nos escutar!

POESIAS

AMO VOCÊ TANTO, TANTO...

Quero sentir o teu perfume,
em todo o meu corpo...
Quero respirá-lo contigo!
Quero senti-lo quente, como o teu corpo,
colado junto comigo!
Calor que roubo sem pudores,
em nossas noites de amor e de desejos...
Quero estar contigo a sós,
tão a sós como se estivesse só, só comigo!
Ou como se você estivesse só, só contigo!
Como se juntos, fossemos um só ser!
Quero você tanto, tanto,
que vivo o seu viver!
Que choro as tuas dores, como se minhas fossem...
Que sinto nos lábios o sal em tuas lágrimas,
e banho meu peito com teu pranto!
Amo você tanto, tanto,
que suas alegrias produzem os meus sorrisos...
Que sinto o que sente o teu peito,
que bate em um só ritmo, com o meu coração...
Amo você tanto, tanto, que não sinto solidão!
Pois eu tenho você sempre comigo,
dentro da alma,
dentro do coração!
Abrasando o sangue de minhas veias,
iluminando os meus caminhos,
mostrando-me para os passos as direções...


PALAVRAS INESPERADAS...

Tuas palavras derramaram mel,
sobre os meus sentidos,
um tanto amargurados,
com o fel destilado,
pelo passar pela vida cotidiana!
Palavras quentes...
- Com um tanto de calor do coração,
com outro tanto de calor d'alma!
Palavras calmas...
Exatas palavras, inesperadas!
- Caricias soltas no tempo...
Sem viéis e sem pregas!
Palavras que levarei comigo,
não mais palavras, bem mais que palavras,
pelos caminhos, pelas estradas...
Sempre haverá em mim, ecos deste momento,
nas memórias de minhas memórias,
nas saudades de meus sentidos saudosos...
Sentidos que adoçaste hoje,
que apaziguaste agora,
com estas tuas palavras inesperadas,
que estilhaçaram as tristezas,
que trazia comigo,grudadas em meus sentidos,
do mundo lá fora!


NADA MAIS É COMO ANTES...

Meu amor, você trouxe a primavera,
Em pleno outono em minha vida!
Transformou as cores de morte,
Em cores alegres e vivas...
E em pleno silêncio, em meus sentidos,
Fez ecoar a mais bela e doce melodia!
Transformou longas noites em dias,
Frio e solidão em calor e companhia!
E me ensinou a viver...
As minhas janelas antes fechadas e sisudas,
Hoje esbanjam sorridentes, os seus mais brancos dentes...
A minha casa antes tão soturna,
Esta despudoradamente despida, mostrando sua pele alva...
Até a minha cama, antes reduto de um corpo somente,
Agora é um leito, macio e quente,
Onde nós vivemos o amor que sonhamos,
Onde sonhamos o amor que viveremos loucamente!
Nada mais é como antes...
E nem sei mais nada sobre antigamente!
Você e o seu amor é o começo de tudo!
De minha nova vida,
De minhas novas estradas,
De minhas novas caminhadas,
De meu destino!
E esta chama por ti em mim ateada,
Este calor que dela emana,
Não morrerá nunca,
Mesmo que se apague a chama,
Mesmo que nossas matérias tenham sido queimadas...
Meu amor, o nosso amor é eterno...
Mesmo nascido dentro do peito dos filhos do barro,
Do pó que voltará um dia ao pó,
O nosso amor é maior...
Esta em nossas almas...
E como nada é como antes,
Nós em nosso amor alcançaremos as estrelas!
E delas, um novo destino, após...


MEU AMOR, HOJE É O TEU DIA...

Meu amor, hoje é o teu dia,
Na medida em que você é a minha flor!
Na medida em que é a minha cor,
-toda a cor em minha vida!
Flor em corpo de mulher!
Hoje também é o teu dia,
Na forma que me falas, como és...
No som que tua boca emana,
Emancipado de tuas entranhas,
De pessoa e de mulher!
Hoje eu te reverencio,
Pois você é tudo, todo o meu caminho!
Que percorro, amaneirando as pisadas dos pés...
Meu amor, você é toda poesias...
Com rimas caras e raras até!
Com imagens apreendidas por minhas retinas,
Imagens tão doces,
De menina, que por mim, se faz mulher!
Amada, amada minha,
Hoje é o teu dia,
Pois você é toda a poesia,
Que em minha vida posso perceber...
E as outras, todas elas, que não percebi ainda,
São poesias-sementes, que adormecidas,
Esperam a hora certa de despertar!
E para aqueles que dizem que um só ser,
Não pode encarnar todas e tantas poesias que há,
Direi apenas, e tão somente,
Que se não houvesse amor entre a gente,
Que se tu não caminhasses ao meu lado,
Qualquer dia poderia ser o da poesia,
Eu andaria morto e todo poema não vicejaria em mim,
Seriam sementes mortas, postas no lajedo,
Cujo sol da vida houvesse ressecado!


PAZ...

Para termos paz no coração,
Para vivermos em paz a vida,
Abrimos mais o coração da gente,
Amamos mais!
Bem queremos sem medo ou temor!
Sorvemos do amor,
Da forma que ele se faz!
Dando a mão às mãos sofridas,
Oferecendo braços, como apoio, como abraços!
Companhia a quem mal caminha,
Ouvidos a quem ainda tem voz!
Somos sempre nós...
Somos sempre abertos, escancarados,
A todos que estão cansados,
A tantos que estão tão sós...
A paz se fará por si só,
Sem necessidades de aparatos!
A paz se fará pelos atos
De cada um de nós!


SELMO VASCONCELLOS

De Porto Velho, RO. Poeta, cronista, contista, antologista, divulgador cultural, editor da página literária impressa semanal "LÍTERO CULTURAL", desde 15/08/1991, no jornal Alto Madeira e colaborador nos sites www.rondoniaovivo.com com a página Momento Lítero Cultural e www.jornalorebate.com.br . Suas poesias estão traduzidas para o francês, inglês, alemão, italiano, japonês, russo, grego, chinês, polonês, romeno e espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário